English French German Spain Italian Dutch

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Seria cômico se não fosse trágico... - Parte 17

Anne Hathaway

Eu estou louco pra ver a nova adaptação cinematográfica inspirada em Os Miseráveis, obra de Victor Hugo. Hugh Jackman, Amanda Seyfried, Russell Crowe, Helena Bonham Carter... Tipo, com um elenco desse tem como não querer ver? Ah sim, e tem a Anne Hathaway, que está na minha lista de atrizes favoritas das quais não perco nenhum trabalho. Falando nela, pelo que li na net, a sua performance no filme está super cotada pro Oscar. Pena que não é isso o que andam falando nos últimos dias.

Quarta-feira dia 12, na premiére do filme em Nova York, o assunto mais comentado foi a roupa da Anne Hathaway. Não, não foi o figurino ousado, mas aconteceu aquilo que a Britney Spears tira de letra: fotografaram algo que não deviam quando a atriz saia do carro. Aquilo que nos Estados Unidos é conhecido como "wardrobe malfunction". Só que nesse caso, não foi uma alça do vestido que arrebentou ou o vento que fez subir a saia. Foi canalhice dos fotógrafos mesmo, porque ela ainda estava saindo do carro, uma coisa dessas eventualmente pode acontecer... Ninguém sai flutuando de um carro, por mais "diva" que seja. Nem preciso dizer que Anne Hathaway gostou nada dessa história.

Mas o pior mesmo, e que estava sendo comentado direto no Twitter ontem, foi uma entrevista que Anne Hathaway fez logo no dia seguinte para o programa Today Show. O apresentador decidiu começar a conversar justamente pelo assunto da foto, e pior, introduzindo-a com um comentário de duplo sentido pra lá de infeliz: "Anne Hathaway, good morning, nice to see you. Seen a lot of you lately" ("Anne Hathaway, bom dia, bom te ver. Vimos MUITO de você ultimamente"). Dá pra acreditar? Não sei se foi intencional, se o apresentador queria brincar ou se foi estúpido, mas a resposta da Anne é uma lição e - se os profissionais não forem extremamente ignorantes - um baita tapa na cara dos papparazzi e pra indústria do entretrenimento em geral - tradução minha, não lá muito boa, mas fiel:

"Bem, foi obviamente, um incidente infeliz... Isso meio que me deixou triste por duas razões. Uma delas é que é muito triste que vivemos em uma época em que alguém tira uma foto de outra pessoa em um momento vulnerável, e ao invés de apagá-la e fazer a coisa certa, a vendem. E eu sinto muito que nós vivemos em uma cultura que mercantiliza a sexualidade de pessoas forçadamente, o que nos traz de volta a Les Mis, porque é isso que o personagem (Fantine) é. Ela é alguém que é forçada a vender sexo para sustentar sua filha porque ela não tem nada e não havia seguridade social ainda, então, pois é... - vamos voltar a Les Mis!"

Grande parte das pessoas pelo Twitter odiaram que o apresentador começasse a entrevista assim, dentre outros comentários, o chamando de misógino. Bem, vale indagar se o apresentador teria a coragem de fazer a mesma piadinha com um homem... Assistam e tirem uma ideia:


Outro momento de destaque da entrevista é quando o apresentador pergunta algo "deveras importante": o que Anne fez para perder tanto peso para o personagem. Ela meio que devolveu o momento de saia justa quando ela se recusou a responder o apresentador sobre a sua "dieta", que insistiu até que ela revelasse o motivo de não responder:

"Eu fico nervosa de falar sobre isso porque eu não quero que pensem que estou glamorizando isso. Há muita pressão, especialmente em garotas, para perder peso e... Eu não fiz isso pra ficar 'gostosa', eu fiz isso pra parecer que estava morrendo, então eu não vou falar disso, dar mais atenção pra isso... Não tentem isso em casa!"

Esse incidente me fez pensar na alta exploração da sexualidade dos artistas em geral. Por mais que todos utilizem disso para vender revistas, ou mesmo seus filmes, acho que a coisa tomou um rumo cruel. É só pensar em tais fotos das atrizes ou cantoras que tiveram suas partes íntimas expostas... Tudo bem - e falo isso não para apoiar tais exposições na mídia - quando acontece de alguma parte ser exposta acidentalmente. Uma alça desmanchar ou arrebentar pode acontecer, fazer o quê? Mas penso se é absolutamente necessário, ou ético pra ser mais direto, fotografar a pessoa saindo dos carros? Afinal, com certeza, muitos fotógrafos já tomam essa posição esperando justamente que uma exposição dessa aconteça, ou seja: você está caçando, tentando arrancar a intimidade, literalmente, desses artistas. É como alguém meter a câmera dentro da sua saia praticamente. E claro, falo pessoas, mas isso só ocorre com mulheres. Ou você já viu fotógrafos lutando para fotografar um ator saindo de um carro? E nesses ângulos propícios?... Calças não expõem muito (ou o tanto que eles querem).

Na verdade, a concepção de um "wardrobe malfunction" em um homem é até bem diferente do que em uma mulher. Se a imprensa se diverte em expor um seio saltando fora do vestido, eis um exemplo de um homem sofrendo uma exposição acidental:



Não viu? Olhe atentamente:



Sim... ISSO foi considerado, na época, um "wardrobe malfunction" do ator Robert Downey Jr. Exposição acidental da cueca. (!!!)

Enfim, lamentável que isso aconteça e que, pior, seja algo de procura constante dos fotógrafos. Afinal, eles "são artistas, são públicos, foda-se se eles vão se sentir ofendidos com isso". Bem, que isso não tire o brilho, nem a atenção do trabalho da Anne Hathaway, que por sinal, mostrou-se extremamente educada e instruída. A adoro ainda mais, tanto que nem vou mais insistir no assunto. Que venha o filme Les Miserábles!

2 comentários:

  1. Anne subiu 40 pontos no meu conceito pelas respostas. Inteligência pura!

    ResponderExcluir
  2. Realmente esta época é ridícula. Tanto as pessoas que são forçadamente sexualizadas como aquelas que se sexualizam para entrar na mídia. Acho que deveríamos ter mais pessoas com a atitude da Anne.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade pra dar sua opinião: seu elogio ou sua bronca... Mas seja polido, comentários ofensivos não serão admitidos neste blog. Fiquem sabendo que todos os comentários são moderados.
E por favor, não faça spam e nAuM iXxCrEhVa AhXiM...

OBS: A opinião dos comentários não reflete necessariamente a opinião do autor do blog.